A corrida de Ganesha

História indiana

Shiva, o deus da destruição, é casado com Parvati, criadora de tudo, a deusa do amor e da fidelidade. Eles tinham dois filhos, Kartikeia, o deus da guerra, e Ganesha, o removedor dos obstáculos.

Os dois não podiam ser mais diferentes. Kartikeia era muito bonito, elegante e atlético, dominava o uso de todas as armas, era vaidoso e seu animal era o pavão. Ele sempre gostou de jogos e competições.

Ganesha era gordinho e sábio, seu animal era o rato.

Um dia Kartikeia provocou o seu irmão e o chamou para uma corrida.

Ganesha já estava acostumado com os modos do irmão, então sorriu e continuou a ler o seu livro.

– Mãe, Ganesha não faz nada o dia todo a não ser ler e descansar. Diga-lhe que nós, deuses temos que patrulhar o mundo. Eu sempre voo com meu pavão para inspecionar tudo. Com certeza sou um deus melhor que ele.

Então Parvati resolveu dar um teste aos filhos. Falou que eles deveriam dar a volta no universo, e que o filho que chegasse primeiro seria o vencedor e receberia uma benção especial.

Kartikeia começou a rir de felicidade. Ele tinha certeza de que ganharia fácil essa competição.

– Ganesha vai montado em um rato e eu em meu pavão, vai levar milhões de anos para conseguir. Pode desistir agora Ganesha, não tem chance de você ganhar! – falou Kartikeia.

Kartikeia subiu em seu pássaro e foi embora para sua corrida.

Ganesha abaixou a cabeça e orou à deusa Parvati. Montou no seu rato e muito devagar começou a dar uma volta em torno de sua mãe.

Um dia e uma noite depois Kartikeia voltou, ele voou tão rápido que sequer pode admirar as estrelas e os planetas. Ele se apresentou à sua mãe, certo de que havia ganhado.

– Kartikeia, foi seu irmão quem venceu!!! Sua velocidade foi menor que a sabedoria dele – falou Parvati.

Kartikeia não conseguia acreditar no que ouvia.

– Como ele conseguiu? Como é possível?

Ganesha respondeu:

– Irmão, nossa mãe, que nos deu à luz e nos cria e protege, também é a Criadora de tudo e de todos no universo. Tudo o que existe, existe porque nossa mãe deseja. Ela criou tudo. Todos somos parte dela. Ela é o universo! Portanto, eu apenas dei uma volta ao redor dela.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história Princesa Finola e o Anão

1 comentário em “A corrida de Ganesha”

  1. Pingback: Caipora – Histórias que minha avó contava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *