História indiana
Parvati, a deusa do casamento e da fertilidade, era a segunda esposa de Shiva, o deus da criação, ela era também a segunda encarnação da primeira esposa dele. O amor dos dois é considerado indestrutível e em todas as vidas eles sempre se reencontram.
Certa vez, Shiva se afastou de Parvati para lutar em uma guerra. A deusa ficou sozinha e por se sentir desprotegida, com seu poder da fertilidade, criou seu primeiro filho, Ganesha.
Um dia, pediu ao filho que vigiasse a casa para que ela pudesse se banhar tranquilamente.
Ganesha se pôs à frente da casa para vigiar. Nesse momento Shiva voltou da guerra e tentou entrar na casa. Ganesha o proibiu. Shiva, irado com o impedimento, cortou a cabeça de Ganesha com sua espada.
Ao sair Parvati se deparou com a terrível cena. Horrorizada, explicou ao marido que aquele era o seu filho e que estava cumprindo suas ordens.
Shiva, desesperado por seu ato, decidiu reviver Ganesha, mandou que seus soldados buscassem a cabeça do primeiro animal que encontrassem adormecido. Eles voltaram com a cabeça de um elefante. Então do deus Shiva fez Ganesha voltar a vida.
Ganesha é o deus que detém o poder da lógica e sabedoria. Ele é conhecido como “Destruidor de Obstáculos”.
***
Pingback: O Gigante egoísta – Histórias que minha avó contava