História vietnamita
Havia em uma pequena vila, um homem muito rico que vivia de emprestar dinheiro aos pobres e depois cobrar juros muito altos.
Um dia, ele foi à casa de um de seus devedores, encontrou somente o filho do casal e perguntou a ele onde seus pais estavam.
– Meu pai foi cortar árvores vivas para plantar árvores mortas, minha mãe foi vender vento para comprar a lua – disse o menino.
O homem não entendeu nada e começou a perguntar ao menino do que ele estava falando, mas o menino não queria responder.
A curiosidade era tanta que começou a devorar o homem por dentro e ele falou:
– Me diga o que significa o que você disse e eu perdoo a dívida do seu pai, tenha o céu e a terra como testemunha.
– O céu e a terra não podem ser testemunhas, a testemunha tem que ser viva – falou o menino.
– Pois então será esta mosca que está no batente da porta.
O menino concordou e disse:
– Meu pai foi cortar bambu para fazer cerca e minha mãe foi vender leque para comprar uma lamparina.
Satisfeito o homem foi embora, mas pouco tempo depois voltou para cobrar a dívida do homem. O menino tratou de lembrar ao homem sobre o acordo dos dois, mas ele não cedeu e entregou o caso a justiça.
No dia do julgamento o homem disse que nunca havia visto aquele menino e que não sabia do que ele estava falando.
Então o juiz falou ao menino:
– Você tem uma testemunha?
– Tenho sim, uma mosca ouviu toda a conversa sentada bem no nariz desse homem.
– Mentira! – gritou o homem rico – ela estava no batente da porta!
O juiz pode perceber quem era o grande mentiroso e deu o caso por encerrado a favor do menino e seus pais.
***
Autor desconhecido Certa vez, um homem estava dirigindo perdido quando entrou em um bairro que…
Poema de autor desconhecido Não apresses a chuva.Ela tem seu tempo de cairE saciar a…
Autor desconhecido Havia um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a…
História da Mongólia Era uma vez, nas montanhas altas da Mongólia, um pequeno vilarejo que…
História árabe Certa vez, um viajante estava andando pelo deserto quando um elefante começou a…