História de Malba Tahan
Certa vez, um homem muito rico estava na varanda de sua casa quando viu um mendigo que estava coçando as costas no portão de sua casa.
O rico percebeu que o mendigo estava com coceira, provavelmente, porque fazia muitos dias que não tomava banho. Ele se compadeceu do homem, o levou para dentro de casa para que pudesse tomar banho, se alimentar e ainda lhe deu uma roupa nova.
Dias depois, esse mendigo contou aos seus companheiros o que havia lhe acontecido e dois outros mendigos resolveram ir à frente da casa do homem rico e ficar coçando as costas no portão para também aproveitarem os benefícios que o outro recebeu.
Porém, ao ver os dois homens se coçando no portão o homem rico ficou encolerizado e com uma bengala expulsou-os da frente de sua casa.
Um dos mendigos, sem entender o que estava acontecendo, perguntou ao homem:
– Por que ao nosso amigo deixou tomar banho, deu comida e roupas novas e a nós trata dessa forma?
– O outro mendigo estava se coçando no portão porque estava sozinho e me compadeci dele, mas vocês não estão sós, poderiam se ajudar, se estivessem coçando um ao outro eu também ficaria com pena e os ajudaria, mas como estavam se coçando no portão vi que era uma armação.
***
Segunda versão de história de Charles Perrault Era uma vez uma viúva que tinha duas…
Folclore japonês Certa vez no Japão, há muito tempo, um homem jogou fora um guarda-chuva…
História Zen Budista Certa vez, um praticante do zen budismo teve a oportunidade de se…
História de Emilie Poulsson Há muito tempo, em uma grande floresta, vivia um lenhador e…
Autor desconhecido Certa vez, dois ratinhos cinzentos encontraram um pedaço de queijo, logo os dois…