História de MFátima Lima
Antes de fazer uma viagem a negócios, um moço foi com seu belo cavalo até à casa do dono de um armazém perto da estação de trem e lhe pediu um empréstimo imediato de mil réis. O dono do armazém, conhecido por ser um agiota, ficou um pouco surpreso, pois aquele homem não parecia precisar de dinheiro, mas não falou nada – apenas disse que poderia conceder o empréstimo, desde que o homem deixasse alguma garantia.
– Bem, eu posso lhe deixar o meu cavalo que vale muito mais que isso, disse o moço.
O homem aceitou prontamente, mandou que levassem o cavalo para o estábulo e entregou ao moço os mil réis. Duas semanas mais tarde, o rapaz voltou com um amigo ao armazém, para pagar o empréstimo e pegar seu cavalo de volta. O agiota verificou seus registros e disse:
– Bem, você terá que pagar os mil réis do empréstimo e mais R$ 15,40 em juros. O moço entregou a quantia a ele, agradeceu e foi embora. O amigo ficou sem entender e lhe perguntou:
– Espere, eu sei que você tem muito dinheiro e não precisaria emprestar nada de ninguém para fazer a sua viagem. Por que você pediu esse dinheiro ao agiota?
O moço sorriu e disse:
– E onde mais eu poderia deixar meu cavalo por duas semanas, sendo bem alimentado, com segurança e pagar só dez por cento do valor de uma hospedagem?
***
Segunda versão de história de Charles Perrault Era uma vez uma viúva que tinha duas…
Folclore japonês Certa vez no Japão, há muito tempo, um homem jogou fora um guarda-chuva…
História Zen Budista Certa vez, um praticante do zen budismo teve a oportunidade de se…
História de Emilie Poulsson Há muito tempo, em uma grande floresta, vivia um lenhador e…
Autor desconhecido Certa vez, dois ratinhos cinzentos encontraram um pedaço de queijo, logo os dois…