História japonesa
Gonbeesan era um velho senhor que vivia sozinho em sua casa no campo e cuidava de uma plantação de arroz. Perto de sua casa havia um pequeno lago cheio de peixes e todos os dias muitos patos selvagens visitavam esse lago.
Um dia ele decidiu colocar uma armadilha para pegar patos e assim fazer um delicioso assado. O seu plano deu certo e desde então, toda vez que ele sentia vontade de comer pato, colocava a armadilha.
Depois de um tempo, decidiu colocar a armadilha todos os dias e, desde então, todos os dias ele comia um pato.
Um certo dia, teve a ideia de colocar diversas armadilhas para aprisionar muitos patos e assim matá-los conforme sentisse vontade.
Porém, ele foi muito ganancioso e colocou cem armadilhas de uma vez amarradas umas nas outras. No dia seguinte, ficou aguardando o horário em que os patos costumavam chegar para ver seu plano em ação.
Depois de um tempo, cem patos estavam com seus pés presos às cordas, mas o que Gonbeesan não imaginava era que cem patos tentando se soltar das armadilhas tivessem uma força tão grande. Em pouco tempo eles começaram a levantar voo mesmo com os pés presos e um por um alcançou o céu, todos presos pela corda.
Quando o último pato levantou voo, Gonbeesan percebeu que seu pé também estava preso à corda e assim ele subiu ao céu levado pelos patos selvagens.
Ele gritou, esperneou, pediu ajuda, mas ninguém podia ouvi-lo.
Quando estava muito longe e eles sobrevoavam um grande lago, finalmente o homem conseguiu se soltar e começou a cair, cair, cair….
Enquanto caia, algo surpreendente começou a acontecer, seus pés se transformaram em patas, seu corpo se cobriu de penas, sua boca se transformou em um bico e agora ele era um pato, voando pelos céus.
Quando já estava cansado, decidiu descer em um pequeno lago para descansar. Depois de encher a barriga de peixes, quando foi levantar voo sentiu de novo sua pata presa à corda, ele havia sido pego em uma armadilha, igual à que ele colocava.
Então Gonbeesan começou a chorar e pensar em todos os patos que havia matado e no quanto havia sido ganancioso por prender tantas aves nas armadilhas.
Com o seu arrependimento, ele começou a se transformar novamente e enfim voltou a ser o homem de antes, porém, prometeu a si mesmo que nunca mais mataria nenhum animal para comer.
***
Segunda versão de história de Charles Perrault Era uma vez uma viúva que tinha duas…
Folclore japonês Certa vez no Japão, há muito tempo, um homem jogou fora um guarda-chuva…
História Zen Budista Certa vez, um praticante do zen budismo teve a oportunidade de se…
História de Emilie Poulsson Há muito tempo, em uma grande floresta, vivia um lenhador e…
Autor desconhecido Certa vez, dois ratinhos cinzentos encontraram um pedaço de queijo, logo os dois…