História chinesa
Niulang era um vaqueiro e vivia nos campos da China cuidando de seus bois e vacas. Zhinu era uma fada tecelã, filha da Rainha Mãe do Céu. Ela e suas irmãs viviam no céu e teciam às nuvens.
Certa vez Zhinu desceu a terra para um passeio e conheceu Niulang, eles se apaixonaram à primeira vista e decidiram ficar juntos para sempre.
Quando a Rainha Mãe do Céu ficou sabendo do romance de sua filha ficou muito irritada, ela não aceitou o fato de sua filha estar junto a um reles mortal.
A rainha, para separar os dois, fez com que Niulang morresse e reencarnasse como uma nova pessoa, ainda prendeu sua filha no céu e a condenou a tecer nuvens para a terra para sempre.
Muitos anos se passaram as irmãs de Zhinu convenceram a mãe a deixá-la descer à terra para passearam juntas. Quando estavam se refrescando em um lago Niulang apareceu e imediatamente eles se reconheceram.
Resolveram fugir para que pudessem ficar juntos, mas novamente a Rainha Mãe do Céu descobriu e mais irada que antes os transformou em duas estrelas e colocou entre eles um rio de estrelas. Para que assim eles nunca mais pudessem se encontrar.
Todo o universo lamentou o triste fim do casal, dizem que as gotas de chuva são as lágrimas dos dois quando estão com saudades um do outro. Porém, uma vez ao ano, pássaros do mundo todo formam uma ponte sobre o rio de estrelas para que eles possam se encontrar por um breve tempo.
Zhinu foi transformada na estrela conhecida como Vega e Niulang é a estrela Altair. O rio é a Via Láctea e a ponte é a estrela Deneb, a mais brilhante da constelação, e os três juntos formam o Triangulo do Verão.
***
Segunda versão de história de Charles Perrault Era uma vez uma viúva que tinha duas…
Folclore japonês Certa vez no Japão, há muito tempo, um homem jogou fora um guarda-chuva…
História Zen Budista Certa vez, um praticante do zen budismo teve a oportunidade de se…
História de Emilie Poulsson Há muito tempo, em uma grande floresta, vivia um lenhador e…
Autor desconhecido Certa vez, dois ratinhos cinzentos encontraram um pedaço de queijo, logo os dois…