Adaptação de conto indiano
Nas entranhas mais inóspitas das florestas da Índia vive um ser mágico que raramente pode ser visto, o Sarabha.
Normalmente ele é invisível e se parece com um cervo. Ele só pode ser visto quando o sol o ilumina de certa forma que ele brilha espalhando luz pela floresta, só pode ser ouvido quando o silêncio da floresta é tão grande que nem os pássaros piam.
Dizem que ele pode saltar entre as árvores e até voar quando necessário.
Certa vez, um rei, muito poderoso e conhecido pelas suas maldades, estava caçando na floresta quando, tendo ido para longe de sua tropa viu um Sarabha passar rapidamente a sua frente. O rei levou um susto e logo em seguida o animal alado ficou invisível novamente, mas ele pode ver, pelo movimento das plantas ele se distanciar.
Imediatamente o rei decidiu persegui-lo, queria a todo custo caçá-lo para mostrar a seus súditos o seu poder.
Fincou as esporas em seu cavalo para que ele corresse o mais rápido possível e começou a lançar flechas para atingir o Sarabha.
Cego pelo desejo de possuir o belo animal, o rei não percebeu que se aproximava de um penhasco e quando chegaram a beirada o cavalo freou, fazendo que o rei fosse lançado no ar e começasse a cair para morte certa no fundo do abismo.
O rei fechou os olhos e de repente sentiu que algo o segurou, abriu os olhos e viu que estava nas costas do Sarabha, que voando o levou para o alto, até a borda do abismo.
O animal mágico brilhava a ponto que quase o cegar, era um brilho dourado que o deixava entorpecido.
Sarabha o colocou no chão em segurança e em seguida desapareceu.
Deste dia em diante o rei nunca mais caçou e fez um decreto para que ninguém naquele reino pudesse sequer tentar caçar o Sarabha.
Dizem que depois deste evento o rei se tornou uma pessoa boa e seu reino prosperou em todo o seu reinado.
***