História libanesa
Em uma aldeia no Líbano, vivia um médico muito sábio. Ele era um homem rico e, por essa razão, atendia a todos sem cobrar nada. Muitas pessoas caminhavam por dias para serem atendidas por ele.
Como era muito sábio, sempre o procuravam para pedir conselhos e ele atendia a todos sem reclamar.
Este médico tinha uma gata, que todas as noites se sentava com ele na varanda e eles faziam companhia um para o outro até a hora de ir dormir.
A gatinha era muito educada e sempre que estava com fome ia a cozinha e ficava miando na porta até que o cozinheiro lhe dava um pote de comida.
Certo dia, a gata não miou, entrou na cozinha, subiu na pia, roubou um pedaço de carne que o cozinheiro ia preparar e quando estava fugindo o cozinheiro viu.
Irritado com o atrevimento da gata ele a enxotou da cozinha com a vassoura.
Naquela noite a gata não apareceu na varanda e o médico ficou preocupado, no dia seguinte ele começou a procurá-la e pediu a ajuda de seus empregados para ajudá-lo.
Quando viu o que estava acontecendo o cozinheiro contou ao médico o que tinha acontecido no dia anterior.
Logo um de seus empregados apareceu contando que tinha encontrado a gata. O médico o acompanhou e eles descobriram que ele tinha tido filhotes e eles estavam na fase de começar a comer.
Ele entendeu a atitude da gata e foi falar com o cozinheiro:
– A gata não roubou a carne por vontade sua e sim pelo amor e pela necessidade de seus filhotes. Ela não deveria ter sido maltratada por isso. Qualquer mãe, para atender as necessidades dos filhos pode tomar atitudes extremas. Vá até a gata e peça desculpas!
O cozinheiro se arrependeu e foi conversar com a gatinha, ainda levou um pedaço de carne para ela e seus filhotes.
Conselho de vó: Nunca devemos julgar sem saber os fatos.
***