Lenda Taiwanesa
Há muito tempo, havia dez sóis ao redor da terra. A vida do ser humano era terrível, o calor era insuportável e sempre era dia.
Um bravo arqueiro chamado Hou Yi resolveu acabar com o sofrimento da terra e com seu arco e flecha derrubou nove sóis, quando ia derrubar o décimo, uma bela moça chamada Chang o impediu e explicou a necessidade de um sol para aquecer a terra e para que houvesse dia.
Por ter poupado o último sol, os deuses presentearam Hou Yi com o elixir da vida eterna. Ele tomou um pouco do elixir, deu um pouco a Chang e guardaram o restante para compartilhar com outras pessoas. Depois disso Hou Yi pediu Chang em casamento e os dois viveram felizes por muitos anos.
Um dia, Hou Yi saiu para caçar e deixou o elixir aos cuidados de sua esposa. Infelizmente, homens maus invadiram a casa do casal para roubar o elixir e para que ele não caísse em mãos erradas Chang bebeu toda a substância.
Imediatamente ela começou a flutuar até chegar a lua, onde deveria viver o resto dos seus dias.
Quando Hou Yi voltou e descobriu o que aconteceu, chorou de tristeza por muitos dias.
Todos os anos, na data da subida de Chang à lua, Hou Yi preparava um altar para honrar a esposa, oferecendo frutas e bolos.
Por essa razão, todos os anos em Taiwan, no festival de outono, todos comem os bolos da lua, que são bolos recheados com o feijão doce e gema de ovo simbolizando a lua.
***
Segunda versão de história de Charles Perrault Era uma vez uma viúva que tinha duas…
Folclore japonês Certa vez no Japão, há muito tempo, um homem jogou fora um guarda-chuva…
História Zen Budista Certa vez, um praticante do zen budismo teve a oportunidade de se…
História de Emilie Poulsson Há muito tempo, em uma grande floresta, vivia um lenhador e…
Autor desconhecido Certa vez, dois ratinhos cinzentos encontraram um pedaço de queijo, logo os dois…