História chinesa
Certa vez, em um reino da China, vivia um príncipe que mandou um artesão fazer pauzinhos de marfim para ele usar para comer.
O reino não era tão rico, mas ele mandou fazer mesmo assim, sabendo que ficaria muito caro, pois era raro encontrar marfim naquele lugar.
Quando os pauzinhos foram entregues ao príncipe, ele foi mostrar para o seu pai.
O rei, que era um homem sensato, ficou surpreso por seu filho ter gastado tanto dinheiro em uma coisa desse tipo, imediatamente ele falou:
– Esses pauzinhos podem te levar a perdição!
– Como assim? São só pauzinhos de marfim!
– Quem usa pauzinhos de marfim não pode usá-los com louças comuns, precisará encomendar louças de jade, ao usar louças e pauzinhos tão caros não aceitará comer comidas simples e desejará comer iguarias caras e difíceis de serem encontradas, ao comer essas comidas não aceitará usar roupas simples, mas desejará roupas de seda com bordados de ouro. Um rei precisa entender a realidade de seu reino e seu povo, se ostentar riquezas enquanto o povo passa necessidades, será o seu fim e o fim de nossa dinastia. Um rei deve ser sensato e pensar não somente em si, mas em todo seu povo.
O príncipe pensou e refletiu sobre os ensinamentos de seu pai. Anos depois se tornou um rei muito sensato, que levou todo o reino a riqueza e prosperidade.
***
Autor desconhecido Certa vez, um homem estava dirigindo perdido quando entrou em um bairro que…
Poema de autor desconhecido Não apresses a chuva.Ela tem seu tempo de cairE saciar a…
Autor desconhecido Havia um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a…
História da Mongólia Era uma vez, nas montanhas altas da Mongólia, um pequeno vilarejo que…
História árabe Certa vez, um viajante estava andando pelo deserto quando um elefante começou a…