História de Piotr Ilitch Tchaikovski
Era uma vez uma bela jovem chamada Odete, ela vivia no campo com sua família. Por onde passava, ela chamava a atenção de todos por causa da sua beleza. Um dia, um feiticeiro apareceu na porta de sua casa e a enfeitiçou, a transformando em um cisne branco.
Sua mãe ficou desesperada e começou a chorar copiosamente. Ela chorou tanto que em frente a sua casa se formou um grande lago, onde Odete passou a viver. O encantamento a fazia ser um cisne durante o dia, mas a noite ela voltar a ser uma moça.
Dias depois, outras moças da região também foram enfeitiçadas e todas elas passavam o dia no lago. Por ser a mais bela Odete se tornou a Rainha dos cisnes.
O feiticeiro tinha uma filha chamada Odile e como o príncipe daquele lugar em breve escolheria uma esposa, o feiticeiro tratou de transformar todas as moças em cisnes para que sua filha fosse a única opção do príncipe para se casar.
Todos sabiam que quando o príncipe fizesse 21 anos, no baile do seu aniversário, ele escolheria a sua esposa entre as convidadas em idade de se casar.
Um dia, os amigos do príncipe o convidaram para caçar e juntos eles foram para os campos do seu reino. Ele ficou impressionado quando chegou em um lago cheio de cisnes e ficou encantado com a beleza deles. Ele pediu que seus amigos não ferissem os cisnes, ele se sentou a beira do lago e ficou os observando até que a noite chegou.
Para sua surpresa ele viu os cisnes se transformarem em lindas moças, mas havia uma delas por quem ele se apaixonou assim que a viu, Odete.
Eles começaram a conversar e Odete lhe contou sobre o encantamento e o que o feiticeiro havia feito com todas elas. Ela também lhe contou que a única forma de quebrar o entanto seria se ela se casasse com um moço que lhe fosse fiel por toda a vida.
Ao ouvir suas palavras, rapidamente o príncipe a convidou para participar do baile do seu aniversário que aconteceria na noite seguinte. Ele queria escolhê-la como sua esposa e libertá-la do encantamento.
Porém, o feiticeiro descobriu que o príncipe havia se encontrado com Odete e que pretendia escolhê-la. Então, ele usou da sua magia para transformar a sua filha, a fazendo ficar igual a Odete.
Na noite do baile Odile se apresentou ao príncipe que rapidamente a apresentou como sua futura esposa. Quando Odete apareceu no baile e viu o que havia acontecido se sentiu traída e magoada.
Quando o príncipe a viu chorando percebeu que havia prometido amor eterno a moça errada. O feiticeiro, com medo de que seu plano fosse destruído, fez com que Odete se transformasse em um cisne e assim ela saiu voando do salão de baile.
Desesperado, o príncipe saiu do baile, subiu em seu cavalo que foi até o lago para encontrar o seu verdadeiro amor.
Assim que chegou no lago Odete se transformou novamente em uma moça e começou a se afogar, o príncipe pulou no lago para salvá-la, mas os dois acabaram se afogando.
Nesse instante o feiticeiro perdeu todo o seu poder e todas as moças foram libertas do encantamento para sempre.
Dizem que até hoje os espíritos do dois vivem no lago e podem ser vistos como cisnes ao amanhecer do dia.
***
Segunda versão de história de Charles Perrault Era uma vez uma viúva que tinha duas…
Folclore japonês Certa vez no Japão, há muito tempo, um homem jogou fora um guarda-chuva…
História Zen Budista Certa vez, um praticante do zen budismo teve a oportunidade de se…
História de Emilie Poulsson Há muito tempo, em uma grande floresta, vivia um lenhador e…
Autor desconhecido Certa vez, dois ratinhos cinzentos encontraram um pedaço de queijo, logo os dois…