O tigre das montanhas

História coreana

Era uma vez um rapaz que vivia com sua mãe em uma cabana próximo as Montanhas Kumgang. Seu pai tinha sido o melhor caçador daquele lugar, conhecido e respeitado por todos, porém, uma vez ele subiu a montanha para caçar o grande tigre branco da montanha e nunca mais voltou.

O rapaz também era um ótimo atirador e prometeu a si mesmo que um dia subiria a montanha para vingar a morte de seu pai, mantando o tigre.

Quando ele fez quinze anos, falou para sua mãe:

– Mãe, quero subir as Montanhas Kumgang para caçar o tigre que matou o meu pai.

– Não vá, meu filho, lá é muito perigoso, mesmo o seu pai que era o melhor atirador acabou morto pelo tigre.

– Não se preocupe querida mãe, vou encontrar o tigre que matou meu pai e vou vingar a sua morte.

– Se quer tanto ir, deve ser tão bom quanto seu pai. Ele costumava treinar a pontaria atirando em um jarro d’água a distância de uma légua, ele conseguia atirar na asa do jarro sem deixar que uma gota sequer de água caísse, quando puder fazer o mesmo e o deixarei ir.

O rapaz então começou a treinar sua pontaria e um ano depois ele conseguiu atirar em um jarro d’água a distância de uma légua, acertar a asa sem derramar uma gota d’água. Então ele foi falar com sua mãe.

– Meu filho, teu pai era capaz de atira pelo buraco de uma agulha a distância de uma légua. Você consegue fazer o mesmo? No dia que puder te deixarei subir as montanhas.

O rapaz treinou por mais um ano e quando conseguiu atirar pelo um buraco de uma agulha a distância de uma légua foi falar com sua mãe.

Desta vez sua mãe não teve argumentos para fazê-lo mudar de ideia, o rapaz arrumou suas coisas e foi embora a caminho da montanha.

No sopé da montanha havia uma hospedaria onde ele foi descansar antes começar a subida. Lá chagando, ele encontrou uma senhora que era dona do lugar e ela se lembrava de seu pai:

– Conheci seu pai, rapazinho. Ele era o melhor atirador de toda a Coréia. Veja aquela árvore. Seu pai costumava treinar ali, ele virava de costas para a árvore, então atirava por cima do ombro e acertava a folha mais alta do galho mais alto. Se você puder fazer o mesmo, então será capaz de vingar a morte de seu pai.

Assim que ouviu as palavras da senhora ele começou a treinar e um ano depois ele conseguiu acertar a folha mais alta do galho mais alto, atirando de costas por cima do ombro.

Ele foi conversar com a senhora e ela falou:

– Seu pai também conseguia acertar uma formiga que estivesse passando em cima daquela pedra que fica a distância de uma légua, no dia que conseguir fazer o mesmo será capaz de vingar a morte de seu pai.

 O rapaz começou, imediatamente, a treinar e um ano depois ele conseguiu acertar com um tiro uma formiga que passava em cima da pedra a distância de uma légua, então ele foi falar com a senhora da hospedaria.

– Vejo que agora está preparado para vingar a morte de seu pai.

No dia seguinte ele agradeceu a senhora, preparou suas coisas e começou a subir as montanhas.

As Montanhas de Kumgang têm doze picos e ele sabia que seria muito difícil encontrar o tigre que matou o seu pai, mas tinha esperança de que conseguiria cumprir sua promessa.

Ele caminhou por dias sem ver nenhum sinal do tigre. Um dia, enquanto descansava sobre uma pedra apareceu um monge que lhe pediu sua pederneira emprestada. O rapaz emprestou, o monge fez fogo, acendeu o seu cachimbo, e quando abriu a boca para soltar a fumaça ele viu dois caninos enormes na boca do monge.

Imediatamente ele pegou a sua espingarda e atirou no monge que caiu por terra  se transformando em um tigre.

O rapaz continuou o seu caminho e depois de um tempo encontrou uma senhora, que cavava batatas na terra, quando se aproximou percebeu que as mãos que cavavam não era mãos e sim patas de tigre.

Imediatamente ele pegou sua espingarda e deu um tiro, assim que a mulher caiu por terra se transformou em uma tigresa.

O rapaz caminhou por mais um tempo quando encontrou uma moça carregando um jarro d’água na cabeça, como estava com sede ele decidiu lhe pedir um pouco d’água, mas quando se aproximou viu um logo rabo balançando por baixo da saia.

Imediatamente ele pegou sua espingarda e deu um tiro na moça que assim que caiu por terra se transformou em uma tigresa.

O rapaz continuou o seu caminho quando, de repente, viu no alto de uma pedra um enorme tigre branco, muito maior que tudo o que ele podia imaginar, o tigre imponente parecia ter mais de mil anos de vida.

O olhar do tigre fez o rapaz se arrepiar da cabeça aos pés e nessa hora ele soube que era aquele tigre que havia matado o seu pai.

Rapidamente ele preparou sua espingarda e atirou, mas a bala não teve efeito nenhum sobre o tigre, ele atirou novamente e nada aconteceu ao tigre, atirou muitas outras vezes e o tigre sequer sentiu as balas.

Com um pulo certeiro o tigre parou em frente ao rapaz e com um só bocado o engoliu inteiro.

O rapaz escorregou pela garganta e quando abriu os olhos estava dentro do estômago do tigre. Com sua pederneira ele fez fogo e se surpreendeu ao ver que o estômago era tão grande quanto um salão. Lá ele encontrou os ossos de seu pai, que ele reconheceu pela espingarda que carregava, ele recolheu cuidadosamente os ossos e colocou em sua bolsa.

Enquanto procurava uma maneira de sair daquele lugar ele levou um grande susto ao ver uma linda moça que dormia no canto do estômago. Ele a tomou nos braços e a acordou. Ela contou que foi devorada pelo tigre há alguns dias e já tinha perdido as esperanças de sair daquele lugar, disse que era filha do ministro do rei e que tinha certeza que estava sendo procurada pelo seu pai e seus soldados.

Os dois decidiram trabalhar juntos para escapar daquele lugar, o rapaz pegou uma faca que trazia em sua bolsa e começou a cortar o estômago do tigre, mas como era muito espesso ele estava com dificuldade de cortar.

Depois de muitas horas tentando ele conseguiu fazer um pequeno buraquinho e então os dois começaram a se revezar para alargar o buraco e escaparem da morte.

O tigre começou a sentir dores em seu estômago e foi pedir conselho a seu amigo urso que disse para ele comer muitas frutas que ficaria bem.

O tigre comeu todas as frutas que pode encontrar e assim que chegaram ao seu estômago serviram de alimento para o filho do caçador e a filha do ministro. Depois de comer muitas frutas eles conseguiram forças para continuar o trabalho de furar o estômago do tigre.

O tigre continuou comendo frutas e por alguns dias eles puderam se alimentar.

Uma semana depois eles, finalmente, conseguiram sair do estômago pela barriga do tigre que finalmente morreu.

O rapaz ajudou a moça a chegar em sua casa e foi recompensado, com muitos tesouros, pela sua bravura.

Finalmente, ele pode voltar para casa e encontrar sua mãe que estava muito preocupada.

Juntos eles enterraram os ossos do pai.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O cachorro de chifre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *