História chinesa
No norte da China, há muito tempo, vivia um sábio ancião que era muito procurado pelas pessoas para ouvirem seus conselhos e seus ensinamentos. Todos diziam que ele era o homem mais sábio de toda a China e isso o deixava muito orgulhoso de sua sabedoria.
Um dia, ele recebeu a visita de algumas pessoas que haviam viajado do sul da China para visitá-lo. Eles lhe disseram que havia um sábio no sul da China que o superava em seus ensinamentos.
O sábio idoso ficou desconsertado com a afirmação daqueles viajantes. Ficou curioso para conhecer esse tal sábio famoso que era melhor que ele.
Por meses ele não conseguia parar de pensar nesse sábio e decidiu viajar até o sul da China para conhecê-lo.
Todos tentaram dissuadi-lo de sua viagem, ele era muito idoso e essa viagem poderia ser prejudicial a sua saúde.
Porém, não houve como fazê-lo mudar de ideia e, junto com um discípulo, ele se despediu de todos e partiu em sua viagem.
Depois de muitos meses eles chegaram ao destino e encontraram o famoso sábio.
Ele se apresentou, explicou o motivo de sua visita dizendo que gostaria de conhecer a sua doutrina. O velho sábio iniciou explanando sobre sua própria doutrina e a razão por que todos o procuravam pedindo conselhos ou somente para ouvi-lo.
Depois de muito falar, o velho sábio perguntou ao outro:
– Agora, por favor, me exponha a sua doutrina e suas ideias.
– Faça o bem e evite fazer o mal!
O ancião ficou confuso, esperou que o sábio do sul falasse mais, ou expusesse mais informações.
Irritado com a simples explicação ele falou:
– Eu cruzei o país para te encontrar e saber mais sobre sua sabedoria, sua doutrina e seus ensinamentos e você me fala somente isso. Está zombando de mim? Qualquer criança poderia falar isso!
– É verdade que qualquer criança poderia dizer isso, mas o importante é colocar esse ensinamento em prática, tenho certeza de que é difícil até para um homem idoso como o senhor.
***