O passarinho

Autor desconhecido

Certa vez, um passarinho começou a visitar, todos os dias, a janela de um menino chamado José. Logo que o dia amanhecia o passarinho começava a cantar para acordá-lo.

Isso aconteceu por várias semanas até que um dia o menino capturou o passarinho e o prendeu em uma gaiola.

Feliz pelo feito, o menino foi mostrar para sua irmã mais nova, Maria, o passarinho que tinha capturado.

A menina ficou espantada com o descaramento do seu irmão e lhe contou uma história.

– Uma vez, um menino capturou um passarinho, assim como você, e o prendeu em uma gaiola. O passarinho que antes cantava todos os dias parou de cantar e ficou entristecido. Certa noite, o menino teve um sonho em que o passarinho falava com ele: “Por que me traiu dessa maneira? Todos os dias eu alegrava o seu dia com o meu canto e você me aprisionou de maneira cruel. Agora só sinto tristeza, não quero cantar, não quero comer, sinto falta de meus amigos passarinhos, sinto falta de voar.” Quando ele acordou – continuou Maria – correu para a gaiola e o passarinho havia morrido.

José ficou espantado com a história e arrependido do que havia feito, imediatamente soltou o passarinho e prometeu que daquele dia em diante nunca mais faria nenhum mal para animal algum.

***

Ajude esse site a se manter no ar

Clique aqui para ler a história O destino

1 comentário em “O passarinho”

  1. Adil Barbosa da Silva

    Gostei. Realmente são histórias que os antigos contavam. É da minha época. Também sou antigo e ouvi muitas histórias como estas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *