Mitologia Grega
Na Grécia antiga, o povo procurava por um rei que pudesse governá-los. O povo foi perguntar ao oráculo como deveriam escolher o novo rei. O oráculo respondeu que o novo rei chegaria de carroça.
Enquanto o povo discutia o assunto, tentando entender como isso aconteceria, chegou na localidade uma família em uma carroça, eram Górdio, sua esposa e Midas, ainda criança.
No mesmo momento, Górdio foi escolhido como o rei do povo da Frígia. Górdio ainda viveu muitos anos e, quando faleceu, seu filho Midas se tornou rei.
Midas era muito ganancioso e só pensava em maneiras de aumentar as suas riquezas.
Certo dia, levaram até ele um homem que estava muito bêbado. Midas pediu que cuidassem dele até que sua família fosse buscá-lo. O rei não sabia que esse homem era Sileno, pai de criação do deus do vinho, Baco.
Midas cuidou do homem por dez dias e então Baco foi buscá-lo. Como agradecimento por ter cuidado de seu pai, Baco disse a Midas que poderia fazer um pedido que ele realizaria.
Midas não pensou duas vezes, pediu que tudo o que tocasse, virasse ouro.
Apesar de não achar que o pedido fosse uma boa ideia, Baco o concedeu prontamente.
No mesmo instante tudo o que Midas tocava virava ouro. A princípio ele ficou exultante com seu novo poder e pediu que preparassem um banquete para comemorar.
Porém, quando Midas começou a comer, percebeu que seu pedido havia sido uma maldição. Ao tocar um pão, ele imediatamente virou ouro, ao tocar a taça, o vinho se transformou em ouro no mesmo instante.
A filha de Midas, Phoebe, tentou ajudá-lo, mas acabou sendo transformada em ouro também.
Desesperado e percebendo que desta maneira morreria de inanição, Midas procurou Baco para pedir que seu dom desaparecesse.
Baco então ordenou que Midas se banhasse na fonte do rio Pactolo para que a água corrente o purificasse de sua ganância e levasse seu dom embora.
O poder de transformar tudo em ouro foi passado para o rio e no mesmo momento as areias ficaram douradas. Tudo o que foi transformado em ouro voltou ao normal, inclusive sua filha.
Midas se arrependeu de sua ganância e foi embora da cidade para viver no campo.
***
Segunda versão de história de Charles Perrault Era uma vez uma viúva que tinha duas…
Folclore japonês Certa vez no Japão, há muito tempo, um homem jogou fora um guarda-chuva…
História Zen Budista Certa vez, um praticante do zen budismo teve a oportunidade de se…
História de Emilie Poulsson Há muito tempo, em uma grande floresta, vivia um lenhador e…
Autor desconhecido Certa vez, dois ratinhos cinzentos encontraram um pedaço de queijo, logo os dois…
View Comments