Conto africano
Era uma vez uma moça muito bonita, mas que não falava com ninguém, além de sua família. Ela era muito trabalhadora e gostava de fazer tudo bem feito.
Uma vez, um rapaz viu a moça e apaixonou-se por ela. Como ele queria se casar, foi falar com seus pais para tratar do assunto.
– Essa nossa filha não fala com estranhos – falou o pai da moça – caso consiga fazê-la falar, pode se casar com ela.
O rapaz se aproximou da moça e começou a fazer perguntas, a contar coisas engraçadas e como não conseguiu nenhuma reação começou a insultá-la para que falasse, porém, ela não pronunciou uma só palavra. O rapaz desistiu e foi embora.
Após este rapaz, outros pretendentes surgiram, alguns com fortuna, mas nenhum conseguiu fazê-la falar.
O último pretendente era um rapaz pobre e insignificante. Ele foi falar com os pais dela e eles responderam:
– Se várias pessoas apresentáveis e com muito dinheiro não conseguiram fazê-la falar, você vai conseguir? Nem pense nisso.
O rapaz insistiu e pediu que o deixassem tentar a sorte. Por fim, os pais cederam.
Ele foi falar com a moça e pediu que ela fosse com ele à machamba (horta, plantação) de seus pais, para ajudá-lo a sachar (capinar, afofar a terra). A machamba estava carregada de milho e amendoim e o rapaz começou a sachá-los.
O rapaz, porém, fazia tudo errado e a moça foi ficando incomodada porque ele estava estragando os alimentos. Depois de um tempo, inconformada com o trabalho mal feito ela falou:
– Que está fazendo???
O rapaz começou a rir, porque seu plano de fazê-la falar tinha dado certo e juntos voltaram à casa dos pais dela para resolverem a questão.
Chegando lá o rapaz contou o que tinha acontecido na machamba. A questão foi discutida entre eles e o caso foi levado aos anciãos que mandaram celebrar o casamento.
Conselho de vó: O jeito de chamar a atenção de quem gosta de fazer tudo certo é fazer tudo errado.
***
Pingback: O Velho, o menino e a mulinha – Histórias que minha avó contava
A palavra (mas) da ideia de. que
Eu ri do final, ótima moral! Conto muito bem desenvolvido 🙂